Saudálito

O que é saburra?

Posted on: novembro 20, 2008

saburraEm termos mais simples, saburra siginifica restos alimentares que não foram removidos no momento da escovação e que se depositam na língua.

Ter saburra na língua não é uma condição favorável. Além disso, a situação pode rapidamente se agravar, pois as bactérias que temos na boca fazem a fermentação e putrefação destes resíduos.

As áreas onde a saburra mais se concentram são nas regiões média e posterior da língua.

Dependendo da fase em que ela se encontra ou do tempo em que está depositada na língua sem ser removida dia após dia, a saburra pode variar de coloração, indo do branco ao amarelo esverdeado. E para fechar com chave de ouro: ela tem um cheiro muito ruim!

fonte da imagem: UNIMES (Casos Clínicos)

16 Respostas to "O que é saburra?"

Olá. A foto mostra uma situação de saburra extrema. Poucas pessoas vão se identificar com ela. Talvez uma foto com uma saburra + discreta também tenha efeito motivador entre seus leitores. Gostei do blog.

Olá Ricardo! Realmente a foto impressiona, mas é esta realidade que encontro diariamente no consultório, infelizmente. Espero que a foto sirva para os interessados no site, no momento da repugnância, comparem a aparência com sua língua e em caso positivo da semelhança, tentem corrigir algo tão compreensivelmente normal para nós. Obrigada pela sugestão e por ter gostado do blog. Continue acompanhando, pois virá muita coisa legal pela frente. Abraços!

Olá, qual sua opinião a respeito de enxaguatórios com clorexidina? E água oxigenada? Tem algum problema o uso contínuo? (obs.: sou dentista tb)

[…] Falando em saburra, na área de quadrinhos da Folha de S. Paulo o cartunista Angeli publicou uma tirinha inspirada […]

Olá Julio César! Os enxaguatórios com clorexidina devem ser utilizados com cautela, já que a mesma é bactericida e bacteriostática, permitindo que as bactérias patogênicas e não patogênicas sejam destruídas ao mesmo tempo, causando o desequilíbrio que não desejamos na flora bucal. Neste caso, não adiro ao uso indiscriminado deste enxaguantes, principalmente para a Halitose.
No caso da água oxigenada ela possui o benefício de desorganizar o meio em que vivem as bactérias anaeróbicas responsáveis pela saburra e o mau hálito, podendo sim ser utilizada como um fator coadjuvante a um possível tratamento de halitose.
Obrigada pela mensagem! Abraços.

[…] de língua, ou limpadores linguais, são equipamentos auxiliares na remoção mecânica da saburra. Em diversos modelos e cores, eles são confeccionados em plástico resistente para que sejam […]

[…] A falta de vitaminas A e D são as mais frequentemente relacionadas com o surgimento da halitose. Isso porque a carência delas pode causar ressecamento da pele e descamação de mucosas. No caso da halitose, a descamação da mucosa oral irá provocar o surgimento mais acentuado da saburra lingual. […]

[…] fluxo normal sofre uma redução, favorecendo assim o acúmulo de restos alimentares na língua (a saburra), causadora em potencial do mau […]

Olá. A coisa de uns meses que reparo que a minha língua está esbranquiçada, uns dias melhor outros dias pior. Acontece que houve uma altura em que parece que eu sentia a minha boca com mais saliva e parece que a língua melhorou, entretanto piorou novamente e às vezes sinto que tenho a língua áspera. Eu sou uma pessoa muito ansiosa e nervosa, sinto as minhas mãos constantemente a tremer…será que o facto de a língua estar assim pode ser uma consequência da minha ansiedade? Tenho medo que possa ser alguma coisa pior. O meu otorrino aconselhou-me a bochechar todas as noites com bicarbonato de sódio. Parece-lhe adequado ou pode prejudicar ainda mais. Já agora pergunto se é hábito aparecerem no seu consultório pessoas com a dita saburra ou é uma situação que se vê poucas vezes?
Muito bom blog. Obrigada

Ola doutora,parabens pelo blog. Tambem sofro com mau halito,mas meu problema ta dificil de indentificar,pois ninguem sente meu mau halito,so eu,porem tambem,so sinto quando eu coloco a lingua pra fora.Ao falar e expirar nao tenho mau halito,so quando mexo com a lingua. Seria a causa da saburra? E se for quanto tempo demora apos o inicio das higienizações diarias para cessar o mau cheiro? E outra coisa doutora,tenho refluxo gastro esofagico,mas me cuido bastante nas alimentaçoes,e nao tenho os sintomas de refluxo gastro esofagico,por isso creio que nao seja o causador do mau halito e sim a saburra! Desde ja agradeço!!

ola pessoal,tenho uma saburra amarelada sobre a lingua,e posso escovar a lingua q o mau halito nao passa.e nao desaparece essa cor branca amarelada.ja retirei as amigdalas e nada de melhora no halito.nem eu suporto mais.ja passei por especialistas em cabeca,nariz,garganta e nao me recomendou nada.gostaria de saber o q devo fazer p cabar logo de vez com esse cheiro insuportavel….alguem pode me dar uma dica?????obrigado

Dra. Paula,

sofro com boca seca há muitos anos e não sabia que que era. Consultei vários otorrinos e sempre achei que era inflamação na garganta. Há 1 mês, a situação piorou muito com as papilas gustativas inchadas, saburra na ligua e encontrei um caséo na garganta. Tomo muita agua todos os dias (aproximadamente 6 litros) porque o ressecamento na garganta é enorme. Busquei orientações na internet, pelas explicações e fotos do seu blog, consegui descobrir qual é o problema e preciso de ajuda. Você poderia me indicar um especialista em Brasilia?

Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

Fernanda Requena.

Prezada Colega

parabéns pelo seu blog.

estudo, pesquiso e atendo pacientes com halitose há mais de 10 anos em minha clínica particular (Clínica Oris) e na Universidade de Brasília.

ví as perguntas e respostas que está dando para os internautas e fico feliz que mais profissionais estejam se dedicando a ajudar estes tão angustiados portadores de halitose.

eu também respondo todos os dias alguns emails de pessoas que sofrem com este problema e acessam o fale conosco do meu site halito.com.br

se você quiser podemos fazer um link de mão dupla do meu site para o seu blog e do se blog para o meu site.

se houver interesse mande- me um email.

Atenciosamente

Celi Vieira

desculpe por perguntar sendo q eu deveria responder. tenho mau halito e meu medico solitou um exame de sangue p/verificar se eu tenho a tal bacteria no intestino q causa mal halito.mas minha duvida e se o medico nao deveria e solicitar um exame de coleta de fezes?ou nao?

Olá dr eu tenho saburra lingual na verdade é poko não é muita fica mais qdo acordo, fui em uma clinica q/trata de halitose e a medica me disse que tenho baixo fluxo salivar, minha saliva é viscosa, minha é lingua é clarinha tipo rosa clara, gostaria de saber estou p/ passar no otorrino p/ver o qto agravou o fato da minha respiração bucal pois qro corrigir isto, e qria saber se existe tratamento p/ aumentar o fluxo salivar? e se a saburra pode ser eliminada de vez qdo eu já não for mais respiradora bucal?

Aguardo resposta

Obrigada

[…] é um instrumento coadjuvante no tratamento de mau hálito: sua função é remover mecanicamente a saburra, assim como a escova remove a placa sobre os […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Saúde + Hálito

Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito. Regularmente são publicadas informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções deste sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Blogs de colegas dentistas:

%d blogueiros gostam disto: