Saudálito

O caso dos cáseos

Posted on: dezembro 16, 2008

caseoBem, acredito que muitas pessoas já conhecem o cáseo, mas não sabem que ele se chama assim. O cáseo, na verdade, é uma massinha mal cheirosa que se acumula na amígdala e possui a aparência de um grão de arroz.

Quem pode tê-lo? Não existe uma estatística exata mas as pessoas que possuem uma amígdala parecendo uma saquinho com furos maiores são mais propensas a ter o famigerado cáseo.

Existem possibilidades de tratamento para quem se sente muito incomodado com este invasor, mas a higiene da língua é o principal deles. Em casos extremos, o tratamento mais radical é a remoção da amígdala.

Por isso,  se você tem ou já teve um caso de cáseo , investigue perguntando a alguém se sente mau hálito em você. É muito importante saber!

fonte da imagem: (arquivo de Paula Rollemberg)

98 Respostas to "O caso dos cáseos"

Acredito eu que no meu caso isso só aparece quando tenho dor de garaganta. Procede isso? Ou pode ocorrer cáseo mesmo sem processo infeccioso nas amigidalas?
Obrigado!

Oi Chico! O cáseo independe da infecção da garganta. O processo infeccioso também apresenta um quadro de odor fétido exalado pela boca, pois existe a secreção purulenta nas amigdalas. Já nas pessoas que têm cáseos, o que torna frequente a ocorrência é a amígdala ser mais flácida e com espaços maiores do que de outras pessoas, sendo acumuladores de restos alimentares. O que pode confundir é que além do odor desagradável, a sensação dolorosa também ocorre porque ela apresenta um corpo estranho , surgindo uma certa inflamação, mas que ao ser removido o cáseo, imediatamente desaparece a dor, diferente de infecções e inflamações da garganta. Obrigada pela mensagem e continue acompanhando o Saudálito.

Boa tarde.
A foto é muito ilustrativa. Eu estava ficando preocupado pois apareceram alguns desses “grudados” em minha garganta o que me assustou. Fui ao médico e ele detectou em mim uma faringite e disse poder estar o caseo associado ao quadro. Eles são recorrentes? No meu caso eles ficam depositados numa espécie de “prega” ao lado da campainha. Outro dia estava assistindo TV e tive um espirro, verifiquei e é uma massinha firme que quando apertamos tem um odor horrível.
Há alguma recomendação de dieta para evitar isso? Abraço e obrigado.

Boa Tarde.
Eu tenho cáseos, e isso me incomoda muito, fui ao Otorrino e ele me disse que não existe remédio para isso, que eu tenho que gargarejar a cada vez que me alimentar, ou tirar as amídalas, a primeira opção é difícil, pois na maioria das vezes não tenho condições de ficar gargarejando, e também não quero tirar minhas amídalas. O que você me sugeri?
Desde já obrigada!

Boa Tarde Doutor, também tenho essas bolinhas desagradáveis, às vezes me esforço raspando garganta pra ela sair e quando sai é só alegria mas depois de alguns dias sinto ela novamente, gargarejo com própolis, água morna com sal e vinagre mas não resolve, qual o melhor meio pra acabar com elas de uma vez?
Grato desde já!!

Olá Juares! Os cáseos são recorrentes sim e o formato da amígdala é quem favorece o acúmulo de restos alimentares promovendo o surgimento deles.A conduta ideal é ser muito rigoroso na higiene bucal e da língua, e ingerir muito líquido para que sua saliva não seja muito viscosa, permitindo que isso ocorra novamente. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando o Saudálito. Abraços

Oi Elaine! As alternativas mais indicadas são a cirúrgica e a higienização. O cáseo é formado pelo acúmulo de restos alimentares e a higienização é fundamental, não tem como deixar isso de lado. Se você bebe pouco líquidos é ruim, tem que ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.Porém qualquer dica a distância, não é o suficiente; para haver resultado só um tratamento feito pessoalmente pode lhe garantir sucesso.Obrigada pelo comentário e continue acompanhando o Saudálito. Abraços

Oi Eudes! A distância sempre é difícil determinar uma maneira definitiva para vc, mas infelizmente os cáseos são recorrentes. O que pode ser feito, é aumentar a ingestão de líquidos e ter um rigoroso controle da higiene bucal e da língua. Procure também um otorino para que ele avalie a condição de suas amígdalas, e um especialista em halitose para avaliar se existem outros fatores que possam ser resolvidos sem uma correção cirúrgica.Obrigada pelo comentário e continue acompanhando o Saudálito. Abraços

Oi Paula!
Eu também tenho estes cáseos, e fui a uma otorrino há umas duas semanas. Ela disse que não é apenas acúmulo de comida, mas há também descamação das amígdalas. Ela falou que a baixa imunidade ajuda bastante no acúmulo destes resíduos, e me mandou tomar alguns remédios para tratar uma rinite alérgica, e melhorar a imunidade, mas até agora não surtiu muito efeito, e os buraquinhos veem aumentando. Estou também fazendo gargarejos frequentemente com um enxaguante bucal. Será que isso é um caso de ter que retirar as amígdalas? (Espero que não!)
Obrigada!

Olá, Renata
Que bom que você já foi avaliada por um otorrino, afinal esta é a melhor conduta diante de um problema de saúde a ser resolvido.
A descamação é um fator presente em qualquer acúmulo de resíduos na boca (seja na língua ou nas amígdalas), sendo necessário tratá-la também. Se a medicação utilizada pelo seu médico não surtiu efeito, seu caso deve então ser investigado de maneira mais criteriosa no âmbito geral, para verificar todas as possibilidades (como deficiência fluxo-salivar, hábitos alimentares), que devem ser tratadas de perto.
Obrigada pelo comentário e acompanhe sempre o Saudálito! Abraços

oi Paula q bom q encontrei um blog para falar sobre isso.O Caseo é algo q me incomoda mt,tbm ja fui a um otorrino e ele falou q somente a cirurgia,acontece q a cirurgia é cara e no SUS os médicos veem como uma cirurgia de estética.qual um outro meio sem ser a cirurgia??as vezes eles ficam em local q n consigo remove-lo,da sensaçaõ de algo na garganta,mas n alcanço. obrigada

Olá dra.Paula

A minha duvida é a msm da Luciana!Não existe outra forma de tratamento??!
Obrigada

Boa tarde. Tudo o que já foi relatado nesta página já aconteceu comigo. Visitas a médicos especialistas, vários tipos de higienização, enxaguantes bucais sem muito efeito. Para remover os cáseos manualmente exige bastante trabalho e força de vontade, pois geralmente quando você mexe na região daa amigdalas na maioria das vezes tenho ataques de ansia que da uma vontade de vomitar. Para tentar resolver sem tirar as amigdalas, criei dois aparelhos para a remoção dos cáseos. Primeiramente um manual feito com canudos odontológicos e aquelas bombas de sucção de leite materno. Vc encosta o canudo nos orifícios das amígdalas e suga os cáseos apertando a bomba. Depois aprimorei a invenção. Hoje tenho um elétrico feito com um aparelho de nebulizaçao e canudo odontológico. Ligo o aparelho, encosto o canudo nos orifícios e sugo os cáseos. Durante uma ou duas semanas fico sem mau halito e caseos, mas depois preciso fazer a limpeza novamente. Mas foi o melhor que pude conseguir até agora sem fazer cirurgia.
Abraço

Como vc conecta o aparelho no canudo?? pq o aparelho n suga!

e outra q canudo eh esse, n seria aqueles sugadores d saliva?

Olá Andréia! A ansiedade provoca sim esta sensação desagradável, porque diminui o fluxo salivar. Desta maneira, vc irá perceber a língua com uma aparência esbranquiçada como uma espuma. A melhor maneira para corrigir isso, é solucionar a causa e no seu caso pode ser a ansiedade que nada mais é que um quadro de estresse. Obrigada pelo elogio ao blog. Estou à disposição! Abraço

Olá Francisco! Fiquei muito curiosa com relação a seus dois aparelhos, na verdade adorei a idéia. Gostaria também que me mandasse mais informações sobre ele, e se tiver fotos gostaria de ver. Parabéns e obrigada por acompanhar o Saudálito. Abraços.

Olá Luciana! Os tratamentos dispóníveis ainda são a cirurgia para remoção parcial ou total das amígdalas e a higienização bem criteriosa da língua e dentes, já que os resíduos não removidos da boca, tanto formam a saburra quanto os cáseos. Mas ainda continuo pesquisando para encontrar outra alternativa de tratamento efetivo aos cáseos.Obrigada por ter gostado do blog, continue acompanhando! Abraços.

Gostaria de saber se o caso passa pelo contato bucal ou seja pelo beijo ?
Pos eu e meu marido temos.
obrigada

Olá gostaria de saber se há algum dano ao organismo após a retirada das amidalas!

agradeço desde ja!

Pois é gostaria de saber também se existe algum dano ao organismo, caso seja necessario retirar as amidalas, pois fui ao médico devido aos problemas ja listados aqui e o mesmo informou que eu deveria fazer a operação.

Obrigado!

[…] o Saudálito tem recebido frequentes dúvidas dos leitores acerca da halitose, xerostomia, cáseos e diversos problemas relacionados ao mau hálito. Algumas delas levantam assuntos interessantes […]

pessoal, um dia estava eu muito mal da garganta com amigdalite e reparei em duas coisinhas brancas uma de cada lado, como sou muito comichoso akilo estavame a dar impressao, eu também pensava k restos de comida ou qualquer coisa assim, entao retireias por mim proprio.

retirei com os dedos, pus os dedos a boca apesar de dar vomitos para tirar aquilo, demorei cerca de 5minutos para tirar as duas, eram pekenos caseos, até hoje isso nunca mais me apareceu, mas n sei se faz mal retiralos, alguem aqui sabe se retirar os caseos a mao podera me dar alguns problemas?

[…] Esta é uma pergunta frequente de quem sofre deste incômodo desagradável que é o cáseo. Diante de tanta dúvida e sede de conhecimento de alguns, passo agora a falar sobre alguns tipos […]

minha amidola direita estava inflamada bem vermelhinha, ma nao tinha pus fiquei alguns dias sem tomar remedio fui ao medico e comecei a tomar,nao estava funcionando dai me deu febre fui na farmacia ela me deu um remedio para inflamacao e outro se tivesse febre, eu nao tinha dor apenas um incomodo como se tivesse algo na minha garganta, outro dia me deparei com com esses caseos fui novemente ao medico e ele retirou para mim com aquele palito, e ele disse que tinha ficado mais mas nao consigo ver e pediu para fazer gargarejo com malva.

gente me ajude as vezes parece que melhora , mas quando como parece voltar, fico pensando mil besteiras, o medico apalpou meu pescoço disse que nao tenho nenhum caroco, mas a sensacao e de ter algo,na garganta so de um lado.
sera que pode ser alguma outra doenca
eu tinha marcado ate otto mas achei besteira ir por isso nao sinto dor so um encomodo,o medico mesmo disse que nao tinha necessidade de procurar um otorrin

esses caseos dao a impressao de ter algo ali no lado da amidolas..meu ponto de interrogaçaõ nao funciona
pode acontecer de ele ficar dentro e nao sair…
se eu for num otorr ele pode tirar os casseos… me ajudem… estou preocupada

Olá Dani! Entendo sua preocupacao, mas de antemao posso tranqulizá-la que vc nao tem nada grave. É um quadro de acúmulo de resto alimentar nas criptas das amígdalas, que umas pessoas tem e outras nao. Aconselho a dar uma olhadinha em todas as perguntas feitas sobre os cáseos neste blog e suas respostas, que com certeza esclarecerá muitas dúvidas suas. E continue acompanhando o Saudálito. Abracos Paula.

obrigada , paula vc ja me tranquilizou um pouco, so que eu me sinto mau com isso sempre que vou engolir oa saliva parece ter algo so que nao vejo nenhum caseo, vc acha que devo pocurar um ottorin para ver esse resto alimentar nas criptas das amidolas.

Oi Dani! Acho sim, é a conduta mais segura e correta no momento. Abraços, Paula

paula se eu tiver casseos o ottorringo tira esses casseos…..

eu sinto sempre a garganta inflamada😦 ja foi a dois medicos e receitaram comprimidos para a garganta um deles disse que eu realmente tinha “porcaria ” na garganta mas continuo a sentir a garganta sempre inflamada o que faco ?

a alguma maneira de eu conseguir saber se tenho isso sem ter que ir ao medico ? pls preciso de ajuda

Olá, pessoal. Eu tive cáseos por bastante tempo. Tentei tudo; tirar com os dedos; fazer bochecho bem demorado com bicarbonato de sódio, vinagre e água morna (essa mistura amolece bastante os cáseos, e fica mais fácil para removê-los); tentei ficar o dia inteiro bebendo água; etc e etc.
.
Como todos vocês aqui devem ter percebido, nada disso adianta. Tirá-los mecanicamente machuca as amígdalas (algumas vezes elas sangram); e podem ficar inflamadas (o que causa mais cáseos). Além disso, eu quase vomitava enfiando as duas mãos dentro da boca.
.
Depois de todas essas tentativas, conversei com o meu otorrino e falei: “Não agüento mais. Vamos à cirurgia”. Ele simplesmente repetiu algo que tinha me dito na primeira vez: “É como nas suas unhas. É um lugar propício à acumulação de resíduos. Não tem como evitar que a sujeira se acumule nas unhas. Só tirando as unhas”.
.
Ou seja: não há como evitar o acúmulo de resíduos e a formação dos cáseos. Dá para minimizar, mas não evitar.
.
Então eu, que já estava de saco cheio, extraí as amígdalas. Faz um ano. E nunca mais tive problema de mau-hálito por causa desses malditos cáseos.
.
Querem saber se dói? Dói. Muito (a partir do 3º dia da cirurgia. Antes disso não dói nada). Mas eu preferi sofrer um pouco por duas semanas do que ficar o resto da vida convivendo com mau-hálito e com receio de beijar ou falar perto de alguém sem estar com uma bala de menta na boca.

Ah, outra coisa que o médico me disse que eu não comentei antes: os cáseos vão até o fundo da amígdala. Pelo menos, no meu caso, ele disse que estavam muito profundas. As criptas nem sempre são superficiais, eu conseguia enfiar em um buraquinho uns dois centímetros de um termômetro enrolado com algodão e água oxigenada (que eu usava para limpar lá dentro).
.
E aí ele me disse que quando eu fazia a remoção da bolinha amararela que estava como essa aí da foto, só removia a pontinha do “Iceberg”. Ou seja: não adiantava nada.

Bom dia pessoal, tenho Cáseos (infelizmente), porém só os percebi após uma fortíssima dor-de-graganta que tive… Comecei a retirá-los com palitos de desntes, mas isso as fazia sangrar as vezes… Então cheguei ao “melhor” aparelho, assim com o Francisco (láááá em cima) fez, consegui aperfeiçoar meu método de extração, hoje uso uma seringa (daquelas que vende-se em farmácias) e as retiro rápida e precisamente… Mas “cada cáseo é um cáseo” né!? Então boa sorte!

pois é eu tb nunca tive caseos , mas depois que minha amidola inflamou, comecou a aparecer, as vezes pare melhorar, mas eles vao e vem, meu otorringologista disse que minhas amidolas sao muito pequenas para fazer cirurgia, alem disso uma das minhas narinas estava tranquando a p dassagem de ar, no mesmo lado
da amidola que tinha caseos, a sensacao era de um corpo estranho, ele disse que minha narina estava pingando na garganta, mas nao tem gravidade, o pio parr é conviver com isso, estou usando medicacao para narina… agora é esperar 2 meses para retornar no ottorrin

os meus caseos sao profundos pois nao aparece nas amidolas, ficam aqueles restos alimentares, ai nao aguento mais ja faz 1 mes e meio que estou assim….so as vezes eles daem pra fora…

Ouvia minha vó e minha mãe comentarem sobre as tais massinhas brancas mal cheirosas q apareciam em suas gargantas… mas até então eu nem sabia do que elas estavam falando… Algum tempo depois quando comecei a cantar e forçar um pouquinho a garganta apareceram os desagradáveis cáseos ¬¬ Isso me encomoda muito, assim como encomoda todos q possuem. Mas a minha curiosidade é a forma q adquiri isto, se é hereditário ou se foi pq forcei um tanto a garganta com exercícios vocais.

Olá pessoal, já lí muito a respeito e fui a alguns médicos falar sobre o assunto. Depois de muito sofrer com os tais cáseos e a dúvida constante se estou com mau hálito cheguei a uma conclusão: NÃO existe nenhuma forma de solucionar o problema se não a extração total das amígdalas.
Estou com nova consulta marcada em um otorrino e desta vez estou tão decidido quanto à Márcia que fez comentários acima. Realmente cansei de ficar aumentando a distância das pessoas com quem converso por medo de causar má impressão caso esteja com mau hálito. VAMOS Á CIRURGIA TODOS!!!

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a Drª Paula pela iniciativa de esclarecer tantas dúvidas assim através deste blog… e em segundo lugar e não menos importante, gostaria de dar meu depoimento pessoal sobre o trabalho, a dedicação e o profissionalismo da Drª Paula… fui seu paciente aqui em Aracaju por muito tempo e era notório a preocupação que ela tinha em atender bem os seus pacientes e trago comigo os seus ensinamentos até hoje e sempre os coloco em prática… sem exagero algum jamais conheci nenhum dentista tão bem preparado e perfeccionista quanto ela… meus parabéns Doutora e meus votos de muito mais sucesso, que certamente é o fruto de um trabalho bem feito e da sua dedicação constante… Atenciosamente, Cristiano Barros!!!

Oi!!
No caso de remoção das amígdalas, qual(is) problemas poderei ter? Qual a funçao das amígdalas? Obrigado!!

[…] Comment! Prosseguindo a série, aí vai mais uma dúvida dos leitores do Saudálito, relacionada ao tema dos cáseos: […]

Eu tenho caseo amigdalite de vez em quando, retiro 1 a cada 2 semanas + ou -, namoro faz 2 anos e minha namorada nuca reclamo, será que eu não tenho Mal-halito?
Qual o melhor enxaquante bucal para diminuir os caseo amigdalite?

obirgado

sempre saiam esses cáseos da minha garganta … e faz uma semana comecei a sentir algo me incomodando tentei forçar pra tirar e nada .ai abri bem a boca em frente um espelho e me deparei com isso igual esta foto ali então foi providenciar a remoção .usei um cotonete e até me assustei sairam três bolinhas……….. resolvido por enquanto…..

Boa tarde!

Tb tenho essa porcaria de problema, estou tão chateado com isso que as vezes não dá nem vontade de sair de casa. e o estranho que so tenho isso em uma amigdala a outra é normal não tem mal cheiro algum, já fiquei mais de meia hora limpando a amigdala com algodão e soro fisiológico, mas mesmo assim o cheiro continua, fui ao um otorrino e ele disse que antes de tomar uma medida cirurgica ele vai tentar um tratamento, me recito um remedio que tenho que tomar da seguinte forma:
Toma 10 dias seguidos e paro 20 dias, tomo mas 10 e paro 20 e depois todo mais 10, e tb pediu pra mim fazer 2 tipos de exames que eu esqueci o nome agora, bom so que tudo isso vai demorar 3 meses, so queria saber se ha algum produto sem ser enchaguante bucal para fazer a limpeza pois enchaguante não funciona.

Obrigado

boa noite
tambem tenho esse malditos caseos e queria saber se eles causam inflamacao da garganta?? e se forçamos as amigdalas demais pera tirarmos os caseos pode acarretar algum problema??? estou desesperado.

Também tenho esses cáseos na amígdala esquerda, fui ao otorrino que passou um enxaguante que não funcionou. Estou tirando o cáseo com 02 duas espátulas de madeira daqueles que o medico usa para manter a língua quieta. Uma eu ponho na língua e a outra vou apertando na amígdala, com cuidado para não machucar, até sair tudo. Está dando certo. Vou fazer toda a higiene bucal que eu lí neste fórum, tomar mais água, raspar a língua… se não adiantar ao longo do tempo, vou para a cirurgia.

Olá Francisco, por favor, mande uma foto desse seu aparelho ou faça uma descrição detalhada dele para que possamos construir um para nós. Todos que temos essa tormenta!! ficaremos-lhe grato por isso.

Até hoje não sabia o que era esse problema até que cheguei a resposta nesse site. Sempre tive esse problema, e é uma coisa muito imcomoda. Retiro eles com um aspirador de pó e um canudinho, aqueles dobraveis na ponta. Cheguei aaté colocar um pedaço de meia calça como filtro na ponta do aspirador para ver de perto o que era aquilo.E quando pegava ele em minhas mãos era como trofel.A minha esposa pensa que sou doido com aquele aspirador na boca, mas é a unica maneira de
retirar essa porcaria.

Nossa eu esto muito aliviado agora, antes eu tirava essa tao bolinha branca de um mal cheiro danado!! mas nesses utimos dias as minhas obs q umas das minhas amígdalas está com uma cavidade maior, não se pq tive um inflamação das mesmo no ultimos dias, estavo muito preocupado mesmo, mas graças a Deus que encontrei esse blog. Tó bem mais tranquilo agora! e não posso me esquecer de agrader a Dª Paula Rollemberg por todas as dúvidas esclarecidas.

Um forte abraço a todos, e fique todos com Deus!!!

Olá! Tenho cáseo constantemente e esse problema está causando mau hálito, já procurei especialista otorrino e o mesmo disse q não aconselha eu fazer cirurgia para retirar as amigdalas, não aguento mais conviver com este problema, está atrapalhando meu convívio social, o que devo fazer?

por favor quero saber se o cáseo pode causar inflamacao na coluna .

obrigado

por favor quero saber se o cáseo pode causar inflamacao na coluna.

obrigado

Hola pessoal!! eu tinha estas porcarias na boca e ja não aguentava mais de tristeza de ver o meu namorado reclamado de mau cheiro na minha boca, então como trabalho em hospital , conversei com um otorrino e pedi a cirurgia. Dói bastante na primeira semana, mas hoje , estou alividada e faria novamente!! mau halito nunca maisss!!!

Pode ajudar alguem.. depois que parei de tomar LEITE nao tive mais cáseo!
só tenho se tomar muito leite!
experimentem!

Não sei se fico triste ou feliz….achei que só eu tivesse isso…fico feliz de nao ser a unica! E fico triste por saber que a unica solução é a retirada das amigdalas!!
Estava eu escovando meus dentes ontem qnd vi uma ponta branca perto da campainha…fiquei assustada….pensei….”pqp dor de garganta de novo??? mas que saco!”….Fiquei irritada com aquilo e resolvi pegar um cotonete para estourar a “bolha de pus” (eu achei q era isso)….qnd encostei o cotonete na amigdala…senti como estivesse espremendo uma espinha (tao nojento qnt)….para minha surpresa saiu um breguetes desse (nao sabia q chamava caseo)….fiquei tao atortoada que nao parei de espremer….e pro meu espanto….sairam 3 bolotas fedidas! HJ de manha tirei mais uma…enorme!
Entao pergunto eu….por acaso a amigdala é um saco oco que só serve para guardar caseos fedidos?

Gente se servir de consolo….usem cotonete para tirar! Não machuca nada e não faz sangrar!

Alguem me ajuda!!!!! Só eu tenho uma fabricação em escala industrial disso, ou mais alguem? Qnt tempo demora para a formaçao desses aliens na minha garganta?

Bom, se serve de consolo, eu tenho cáseos assim como meu esposo e minhas duas filhas adolescentes. É uma disputa de bafos…

Oi gente, eu tenho isso ha mto tempo, tinha medo d consultar pq pensava ser uma doença grave, cancer na garganta, eu tenho a amidala do lado direito mto grande, e com um buraco grande onde acumula restos d comida e formam os caseos, tenho inflamaçoes d garganta desde criança, só depois q procurei me informar aqui na net, tomei coragem, vou me consultar no otorrino semana q vem, e pedir a cirurgia, é caro, + dinheiro nenhum paga um bom halito né?! Abração e coragem gente, arranquem essas amigdalas fora e se livreem disso, falta d dinheiro e dor pos operatorio, é pouco perto d ficar a vida inteira sofrendo com isso, depois q me operar volto aqui pra contar!!!

A CULPA É MESMO DO LEITE!!!!!!!!!!!!!!!! PAREI DE TOMAR E NÃO TIVE MAIS CASEO!!!!

Boa Tarde Doutor,Por favor se alguém sabe com tirar essas bolinhas fedorentas, me ajude, não aguento mais. As vezes me esforço raspando garganta pra ela sair E NÃO SAI, sai de vez em quandoe ai é só alegria mas depois de alguns dias sinto ela novamente, não sei o que fazer, não consigo vê-las, nem retirar.

Eu nunca consegui tirar esses cáseos com cotonete e nem com outro “instrumento” pontudo. Depois de ler a resposta da Francisco e do Elton, tive uma ótima idéia, sabe aquela bombinha quadrada de aquário de peixes que vai uma mangueirinha transparente, então, eu vou comprar aquelas mangueirinhas transparentes que é usada na bomba do aquário e adapta-las ao aspirador de pó que tenho aqui em casa, vai ser um verdadeiro exterminador de cáseos, vai ser que nem o furação daquele filme Twister, por onde passar vai sugar tudo e acabar com tudo. Estou declarando guerra contra os cáseos e nessa guerra quero extermina-los sem dó, vou montar esse exterminador do futuro, ou melhor, sugador do futuro e vou sugar esses caseos e a hora que pegá-los com minhas mãos, vou espreme-los/esmaga-los e dizer, Astala vista, baby. Parece que estou brincando/zuando, mas é sério pessoal, vou montar esse sugador de verdade e o nome dele será Terminator! xD rs. Vou montar esse sugador Tabajara, mas é que preciso urgente da melhor solução um nível abaixo da cirurgia. No momento não tenho condições financeiras de pagar a cirurgia, então vou partir para a invenção Tabajarense para ir resolvendo temporariamente até ter condições de pagar a cirurgia. Pessoal, façam uma ótima higiene bucal e masquem o Chiclete Trident Verde quando foram em festas, conversar com as pessoas, conhecer um ou uma paquera, etc e tal, pois ele da uma ótima disfarçada, alias, nosso mau hálito não é falta de escovação, não é falta de limpar a língua, ou seja, não é falta de higiene bucal. Pessoal, os meus dentes são bem brancos, as pessoas perguntam se eu fiz clareamento, mas eu não fiz, todo mundo fala que são lindos os meus dentes, sou jovem, tenho apenas 23 anos, as pessoas falam que sou bonito, e eu tbm acho, tem gente que até pergunta se eu sou modelo, mas não sou. Eu sempre escovo os dentes, não tenho problema de saburra, nunca tive uma carie se quer, uso fio dental, mas não tenho e nunca tive tártaro, meu único problema é esses cáseos, isso me apareceu de alguns meses pra cá, eu nunca tinha tido isso, essas coisas me apareceram depois que eu fiquei com uma moça que vivia tendo problema de dor de garganta, achei muito estranho isso de me aparecer cáseos, pois demorou 23 anos para me aparecer esses cáseos, algum Doutor ou Doutora sabe me responder se isso pode pegar pelo beijo???

Ola!!! à uns 4 meses começaram também a aparecer essas bolinhas mau cheirosas nas minhas amidaglas então resolvi pesquisar o que era e descobri que eram esses tal casseos eles me incomodavam muito pois deixam um mal halito horrivel.
Sendo assim procurei um otorrino que me explicou do que se tratava e disse que nem sempre é um caso cirurgico e que ia tentar um tratamento antes que é o seguinte:

Primeiro ele limpou as amigdalas e retirou todos os casseos em seguida jogou um exprei para anestesiar o local e depois passou um acido para CAUTERIZAR os buraquinhos dessa forma ele me disse que pode ser que quando o local cicatrizar os buraquinhos fechem e impessam ou pelo menos diminuam a formação de casseos foi um procedimento muito rapido e sem dor alguma.Ja fiz esse tratamento a cerca de uns 20 dias e nunca mais tive esses casseos, estou muito animado, pois eu acho que esse tratamento resolveu o problema.
O médico me falou que em 90% dos casos esse tratamento é o suficiente para resolver o problema e que os pacientes só retornam lá uns 2 anos depois e se for o caso ele cauteriza novamente.
Bom para quem se sente muito incomodado como eu me sentia eu acho que esse tratamento pode ser uma boa tentativa de elimar esse mau.

Este vídeo é surpreendente, não pensei q poderiam acumular
tanto assim, é só ir no otorrino e fazer a remoção dos cáseos!!

Também tenho problemas com cáseos e infecção recorrente na garganta (aproximadamente a cada tres meses). O meu otorrino me receitou um tratamento durante tres meses tomando um medicamento (toma dez dias e para vinte) e um xarope sem interrupção. Tomei tudo durante os tres meses mas não adiantou nada os cáseos continuam aparecendo e as amigdalas inflamaram uma vez nesse período.
Amanhâ tenho consulta pra saber o próximo passo, mas acho q será a cirurgia.

Pergunta ao 64 | THIAGO
Maio 25, 2009 às 2:30 pm:

E quanto custou esse tratamento de passar um acido para CAUTERIZAR os buraquinhos?

Fico aguardando a resposta, obrigado🙂

Olá pessoal! Não precisa ter medo de operar as amígdalas não. Pra quem tem esses cáseos malditos, é a melhor coisa. Eu operei quando tinha quinze anos e isso foi uma das melhores coisas que eu fiz. Depois de operar, a garganta pode doer bastante, eu fiquei com dor por quase um mês. Mas não me arrependo. Já se passaram quase 15 anos e o fato de não ter amígdalas nunca me trouxe problemas.
Esqueçam essa do médico dizer que não aconselha remoção. Se for pra ficar com bafo, é melhor remover sim.

E quanto fica +/- essa operação de remoção das Amídalas?

em qual especialista medico ou dentista que retira esses cássio das amigdalas ???

RESPOSTA PARA “BAFO DE ONÇA”

Eu não vou saber exatamente lhe informar quanto custou, pois fiz pelo convenio, mas não acretido que tenha sido muito caro, pois marquei uma consulta normal e o médico fez o tratamento na mesma hora foi muito rapido (uns 5 minutos e pronto)

PERGUNTA PARA O THIAGO

Oi Thiago, vc poderia, por favor indicar seu médico? Obrigado!

Eventualmente noto esse cáseos, pois eles saem quando eu tusso.

Outra coisa que me ocorre comumente, é uma sensação de pigarro na garganta.

Canto num coral, e essa sensação incômoda de pigarro muito me incomoda.

Pode ter a ver coma formação de cáseos?

gente esses casseos eu tenho agora me deu a 4 dias alguem sabe quantos dias eles ficam 10 dias? 15 ?

Oi galera, há um mes tive uma dor de garganta forte entao comecei a tomar antibióticos.. a garganta sarou tranquilo após 3 ou 4 dias mas notei a existencia de um corpo estranho na minha garganta!! semmpre escovo os dentes uso enxaguante mas tem sempre um gostinho estranho no fundo da garganta… pesquisei muito e sei q estou com esse tal d caseos pq ja consegui tirar alguns pedacinhos.. Mas nao estou conseguindo retirá – los de vez… eu tento de tudo mas nao sai.. acho q o meu está mais profundo na parte de cima do palato!! amanha vou ver um medico pra eu ir!! mas tem uma coisa… eu queria retirar logo essas amigdalas,tenho uma prima q fez e ela aprovou, mas queria saber se há alguma complicaçao na cirurgia em pessoas q fumam? se nao pode fumar etc.. é q to com vergonha d perguntar isso pro médico! Eu nunca tive esse problema de caseo, mas minha garganta nao pode ver um ventinho q ela inflama.. alguem pode dar uma luz pra minha cabeça?? valeu moçada!!

ouu sou eu denovo eduardo 4 dias eu to agora é o 6 e curo é sério mesmo curo no 6 dia hoje sexta nossa penseiqeu isso ia durar mais eu to tomando remedios ainda bem que passo pq agora posso comer tava passando mal ja por causa dessa garganta eu sem comer toma Nathalia use um cachicol pra nao pega vento no seu pescoço tome remedios o meu passo em 6 dias fale com seu médico

[…] Este  vídeo abaixo, enviado pelo leitor Danilo através do post O cáseo dos cáseos no Saudálito, ilustra bem como ficam as amígdalas de quem possui esse problema de […]

olá minha filha tem esse problema o cheiro é insuportvel como posso combater esse problema ela esta ficando mocinha e vai passar por muitos constrangimento

Olá Fandia!
O ideal é que a senhora procure um otorrino ou um especialista em halitose.
Nem sempre o que funciona para um paciente, é a solução para o outro.
Nunca um profissional fará na sua filha aquilo que alguém te recomendou, mas sim o tratamento que ele pessoalmente analisar melhor para ela.
Obrigada por acompanhar o Saudálito!
Abraços Paula

Gente, hoje apredi mais um pouco. Não sabia que haviam tantas pessoas com o mesmo problema.

Pesquisando sobre minha dor de garganta acabei descobrindo uma legião de cáseos…

Boa sorte a todos, mas se for para resolver o bafo de onça só cirurgia…

Nunca ri tanto, pois tenho o problema e me identifico com todos.

Vou tentar o cotonete mesmo, aspirar é sinistro demais.

Dica: Tossindo e rosnando como um leão ajuda a remover…

Abçs.

Vou montar um sugador de cáseos tabajara, vou comprar aquelas mangueiras de bomba de aquário de peixes, vou adaptá-la no aspirador de pó, depois de pronto/montado, vou ligar o aspirador e encostar a mangueira de aquário no cáseos para sugá-los, este equipamento se chamará, Exterminador de Cáseos! (Terminator) e na hora de sugá-los, vou dizer aquela famosa frase do Arnold Schwarzenegger, Astala vista, baby!
Depois que eu montar essa engenhoca, vou postar no YouTube como que faz um desses.

Masquem o Chiclete Trident verde (menta), é o melhor disfarçador de mau hálito.

BOA NOITE DRA,TENHO A TONSILA DIREITA MAIOR E A ESQUERDA QUASE NÃO SE VE.MAIS NUNCA VI CASEOS NELAS,AONDE ELES FICAM POIS NÃO VEJO NADA ,NÃO TENHO MAL HÁLITO ,MAS, ELES SEMPRE SAEM,NAO SEI DA ONDE ,GOSTARIA DE DESCOBRIR O MISTERIO.
OBRIGADA!

Naõ sei ao certo o que tenho, mas agora estou procurando especialistas no caso. sei que tenho problemas de amigdalas atrofiadas.
mais gostaria de saber quais as consequencias disso, além do incomodo.

não aguento mais tormar antibioticos cada fez que fico resfriada e elas inflamam muito mais.

Caro amigo por favor me ajude pq eu não tenho condições nenhuma de tratamento sou de familia humilde, me responda como eu faço para ficar livre dessas Cáseos Amigdalianos, no meu caso é o seguinte só sai as vezes em um só lado o outro lado nunca saiu e o lado q sai é bem pouco e é de vez enquando então o q é q eu devo fazer pelo amor de deus me de uma sugestão??

opa , eu tenho faz ja uns 4 Meses , ja passei por 4 otorrinos , Cada um deu um remedio diferente , mas ate então Nenhum , tinha dito que era Caseos !

Na Ultima medica , ela me falou que era isso , ela foi bem verdadeira , e falou que remedios , gargarejos ,Remoção , não ia tirar 100 % o mau Hálito .

Recomendou , fazer a Cirurgia das Amigdalas.

Mas , queria saber como é esse “sugador” tabajara hahahaha .
Porque ficar tirando manualmente , é horrivel !
Com um sugador desses ai , seria perfeito !

Quando alguem monta , posta no Youtube , umas Fotos enfim..

Abraço!

Dra. Paula, gostaria de saber se os tais cáseos são contagiosos, ou seja se “pega” de uma pessoa pra outra, pelo beijo ou uso da mesma escova de dentes.

to com minha campainha inflamada + ou- 4 anos que eu faço pra sarar?por favor me ajudem.

É impressionante como algo que incomoda tantas pessoas ainda não tem cura ou solução definitiva a não ser com medidas cirurgicas.
Há algum tempo procurei uma clinica especializada e paguei um tratamento, realmente dininuiu e muito mas acredito que pode ser melhor.
Com o avanço da medicina e da tecnologia o que falta é intesesse de grandes laboratórios em encontrar um tratamento eficaz.
Mas para quem quer temtar algo paliativo minha otorrino indicou uma solução simples e caseira que ajuda a expelir os “danados”

Boa tarde!

Depois de ter feito um tratamento com o remedio chamado broncho vaxom percebi que minhas amigdalas já não inflamam tão facilmente como antes, so que semana passada inflamou e tive que tomar até benzetacil, aí procurei novamente o otorrino monstrei alguns exames que ele havia me pedido, e disse que minha garganta inflamou novamente, aí falei pra ela que o problema agora nem é mais as inflamações constantes mas sim o problema do mau halito devido aos restos de comida ficaram nas amigdalas, eu disse a ele que esse negocio de gargarejo não funciona e ele foi sincero comigo olhou pra mim e disse olha o seu caso é cirurgico mesmo. Agora vou fazer os exames que ele me pediu e passar com um cardiologista para eu fazer essa cirurgia o mais rápido possivel, pois so quem tem isso sabe o quanto é chato, prefiro fazer a cirurgia logo do que conviver com isso, tudo bem sei que depois da cirurgia vai doer muito até mesmo o medico já me disse mas prefiro sofrer uns 10 dias do que ficar do jeito que estou.

Abraços depois da cirurgia conto pra vcs como foi.

Que desespero !!! Tive este problema, acho que pela primeira vez na semana passada, porque fora o halito eu estava agoniado com a sensação de algo preso na garganta. Antes de saber o que era, olhei no espelho e vi no fundo da garganta a tal bolinha branca, fui ao otorrino e ele me apresentou o problema. Perguntou se isso era frequente e como nunca havia ocorrido ele me tranquilizou e depois de colocar aquele palito no fundo da garganta me fazendo tussir (quase vomitando) no meio do consultório, saí aliviado.
No meio da consulta ele disse, que existiam pessoas que tinham este problema com frequência, na hora pensei no alívio por isso nunca ter me ocorrido antes e acreditava que não aconteceria novamente.
Neste domingo exatamente 1 semana depois, estou com a “maledita” bolinha novamente. Depois de ler vários posts eu vou tentar o lance da seringa, pq. li experiências horripilantes sobre a retirada das amigdalas.
A minha pergunta é : agora que tive uma vez, vou ter sempre, este será o meu destino ???

Meus cáseos diminuíram após ir ao dentista e fazer umas restaurações em dentes com cáries. Ainda estão presentes, mas percebo um odor bem mais reduzido. Acredito que a menor quatidade de bactérias tenha favorecido para a melhora do quadro.
Quanto à alimentação, creio que os gordurosos e farináceos favoreçam a instalação dos cáseos. Uma dieta mais rica em frutas e verduras parece satisfatório. Outra dica que tem me ajudado: tenho tomado chá verde que, dentre mil propriedades, possui flúor e é recomendado, no Japão, para crianças após a alimentação como manutenção da saúde bucal (isso vi na internet. sei lá…). De qualquer forma, adoro chá verde. Agora já parace superstição, mas um pouco vinho tinto seco talvez seja eficaz, sobretudo pelo seu caráter antibactericida. Combate até o H. Pylory.
De qualquer forma, nada do que disse, acredito, possuem um fundamento rigorosamente científico. São apenas algumas artimanhas que tem me ajudado. Ah, a higiene bucal, ingestão de líquidos, com certeza, são fundamentais, assim como evitar comer no meio das refeições, evitar café e cigarros. Estes dois itens, para mim, um veneno ao meu hálito. Boa sorte, meus amigos. A gente ainda vence os cáseos.

Olá olha fiquei surpreendida com todos os comentarios tenho esse problema á anos removo com os dedos mas não sei se diminui o mal halito nunca falo perto de ninguem ,vou tentar fazer a cirurgia pois ficar sempre diante do espelho removendo essas nogeiras nao é muito agradavél,falem mais sobre a cirurgia e seus efeitos colarateis

Cara, isso é mesmo uma porcaria.
Queria mesmo é fazer a cirurgia de uma vez, mas não sei se as amígdalas tem realmente uma função, então fico com medo de tirá-las.
E enquanto não as retiro, confesso que fiquei muito curiosa a respeito das invenções, os “sugadores”. Se alguém souber como posso fazer um, avisa aê.
Minhas tentativas de retirar os benditos cáseos resultaram em nada além de muito ânsia de vômito. Então ando meio frustrada.
Me sinto podre com essas bolas fedidas morando dentro de mim. Bem, aí vão minhas dúvidas:
Se eu retirar as amígdalas, vou ser prejudicada pela falta delas? Elas tem uma função, ou são apenas sacos de bolas fedidas?

Boa sorte para todos aí!

Namorei com uma fumante e apareceu um muco fedorento na minha garganta. Depois disso, toda vez que me alimento fica restos de comida como se fosse no nariz(algumas veses ja ate espirrei restos de comida). Somente depois de um tempo é que este resto de comida vem desprender e desce, o qual cuspo. O que devo fazer? É algum tipo de doença?

Após encontrar esse site confesso que me senti mais aliviada pois achei que eu tinha um problema que pouquissímas pessoas tinham, me sentia um alienígena. Nunca falei sobre esse problema com ninguém, nem amigos, nem namorado, somente com meus pais, pois morro de vergonha.
Mas lendo os comentários de vocês é incrivel como são idênticas as descrições de tudo o que acontece com esses malditos CASEOS !!

Tenho 23 anos e descobri que tinha há 6 anos atrás quando algo me incomodava na garganta e estava com muito mau hálito. Passei dias assim até olhar no espelho e ver uma bolinha branca na minha garganta!
Mas eu tinha esse problema desde criança pois quando eu espirrava saia uma bolinha branca da minha boca com o odor horrível, e isso acontece com meu pai também!
Depois que descobri foi um alívio mas também uma tortura pois desde então sempre elas aparecem e tenho que tirá-las!
Fui ao médico há muito tempo e ele disse que o único tratamento é a cirurgia mesmo, mas mesmo retirando as amígdalas os cáseos podem voltar!!! SERÁ QUE ISSO É VERDADE??

Então tenho medo de passar por um procedimento tão doloroso e não valer a pena!
Se eu tivesse a certeza que valeria a pena eu faria a cirurgia numa boa, pois não agüento mais conviver com isso!!

E estou percebendo que o buraco de onde elas saem está aumentando cada vez mais e pra piorar estão aparecendo outros buracos ao redor!! Isso é normal?? Por que isso acontece??

Acho que depois de ler tudo isso, me informar melhor posso até comentar com pessoas que conheço sobre isso…pois sempre tive muita vergonha!!
Até!

ATENÇÃO: a opção de comentários sobre este post dos cáseos foi desativada. Se tiver alguma dúvida sobre o tema veja este post mais recente, que fornece mais esclarecimentos: https://saudalito.wordpress.com/2009/07/31/resposta-aos-comentarios-sobre-caseos/

[…] “buraquinhos” ou criptas, a deposição destes restos formam uma massa de forte odor (cáseo) e que compromete o hálito. 10- E por último e não menos importante visite o Blog Saudálito […]

[…] Saudálito ==> O caso dos cáseos […]

Os comentários estão desativados.

Saúde + Hálito

Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito. Regularmente são publicadas informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções deste sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Blogs de colegas dentistas:

%d blogueiros gostam disto: