Saudálito

Gengivite e halitose

Posted on: fevereiro 25, 2009

gengiviteA gengivite, ou inflamação da gengiva, é uma grande provocadora de mau hálito. Porém a culpa disso vem da higiene deficiente de  quem não escova direito os dentes, e principalmente, a gengiva.

Uma coisa que sempre falo aos meus pacientes é para sempre escovarem os dentes pensando também na gengiva. Na realidade, peço que massageiem bem ela no momento da escovação. E por que  isso?

É a gengiva a responsável pela nutrição e saúde das estruturas de suporte dos dentes, ou seja, de tudo aquilo que faz a sustentação do dente na boca. Se ela está sufocada por restos alimentares (a placa bacteriana  e o tártaro), é normal que sangre bastante e nunca volte ao estado saudável,  provocando o amolecimento dos dentes (muitas das vezes estes sem sinal de cárie).

E não preciso nem comentar, o cheiro é muito desagradável,  pois junta a putrefação do restos alimentares com a presença do paredão de tártaro e do sangue. Apesar disso,  há quem consiga resistir a escovação diária , dizendo não sentir cheiro nenhum. É mole?

fonte da imagem: UNIMES (Casos Clínicos)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Saúde + Hálito

Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito. Regularmente são publicadas informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções deste sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Blogs de colegas dentistas:

%d blogueiros gostam disto: