Saudálito

[Dúvidas] Cáseos e alimentação: há alguma relação?

Posted on: março 1, 2009

alimentacao_caseos

Desde seu lançamento, o Saudálito tem recebido frequentes dúvidas dos leitores acerca da halitose, xerostomia, cáseos e diversos problemas relacionados ao mau hálito. Algumas delas levantam assuntos interessantes para serem compartilhados e debatidos entre os leitores do blog. Portanto, a partir de agora iremos selecionar as perguntas mais interessantes e publicá-las aqui, no formato de post do blog, e abrindo-as assim para discussão. Para inaugurar esta categoria de post, selecionamos uma relacionada aos cáseos:

Pergunta
(…) Apareceram alguns cáseos “grudados” em minha garganta, o que me assustou. Fui ao médico e ele detectou em mim uma faringite e disse que os cáseos poderiam estar associados ao quadro. Eles são recorrentes? No meu caso, eles ficam depositados numa espécie de “prega” ao lado da campainha. Outro dia estava assistindo TV e tive um espirro; verifiquei que saiu uma massinha firme que, ao apertar, vi que tem um odor horrível. Há alguma recomendação de dieta para evitar isso?

Resposta
Os cáseos são recorrentes sim, independente do quadro apresentado (no caso, faringite), pois o formato da amígdala é o que favorece o acúmulo de restos alimentares, promovendo o surgimento deles. E não há relação direta entre os cáseos e tipo de dieta: a conduta ideal é ser o mais rigoroso possível na higiene bucal e da língua, além de procurar ingerir muito líquido para que sua saliva não seja muito viscosa, o que pode possibilitar o reaparecimento de mais cáseos.

Fonte da imagem: Flickr (ali edwards) e arquivo de Paula Rollemberg

12 Respostas to "[Dúvidas] Cáseos e alimentação: há alguma relação?"

Ja operei da amgdalite, para remoção dos causeos, acontece que agora esta se acumulando na garganta , porque sinto ao tomar agua, algo que me incomoda, ha como fazer uma cauterização no lugar para solucionar de vez o problema porque não aguento mais

Ola pessoal,
Sofri pouco tempo com este problema, por compartilhalo com colegas e minha própria mãe, ela tambem tinha e eu não sabia, resolvi o caso dos caseos, alguem sempre tem um remédio, então eles falaram para eu comer maça, e até então não havia comido, isso foi um tempo de dois meses, bastou eu comer uma e apos o termino desta maça ja senti como se fosse tirado com a mão, agora como maçã todos os dias, comprem maçã FUJI éla é bem crocante e desce limpando tudo, espero que funcione com voces sofredores deste problema.
Abraços
CICIRO BACK

maça resolveu, interessante…. ?

Com a operacao da amgdalite resolve-se o problema dos caseos?
E qm tem hipertireoidismo tem possibilidade ou mais possibilidade de vir a ter esse problema.
Pois em mim só aparece quando stou c/ a garganta inflamada.

Olha amiga, tenho caseum e já fui a vários médicos de garganta. Um queria fazer pequena cirurgia a leise, mas, outros dois disseram que não resolve. Tenho sofrido pois não confio no meu hálito até evito conversar perto de pessoas. Porém a única saida encontrada foi a retirada dos tais nojentos com palitos de churrasquinhos e isso quase que diariamente. Minha mulher faz esse trabalho, normalmente de 3 em 3 dias. O local que se acumulam é sempre o mesmo pois lá existe um furinho alojador.
Acredito quem uma cirurgia que vedasse a passagem resolveria, porém nenhum médico me disse tal coisa.

Se fosse só esse “furinho” tava muito bom…
Já existe por aí uma espécie de cirurgia a Laser, que vaporiza esses furinhos (criptas): chama-se Criptólise…

E mais olho no espelho minha garganta e percebo ser cheia de furinhos onde geralmente aparecem esses caseos,isso é pior ou é comum para quem tem esse problema?

jah perdi ateh namoprado por causa dos tais caseos…
me incomodam muito dando a sensação de algo grudado ao conversar e ao engolir, fora o gosto ruim e o mal cheiro. Não me sinto à vontade nem com meu marido hj em dia…
gostari muito de uma solução definitiva para o “cáseo”…

ola pessoal, como novato na area tenho apenas
17 anos e começou aparecer esses fatores que incomoda “caseos”,
isso e muito ruim.
ELES APARECEM SO QUANDO ESTAMOS COM GARGANTA INFLAMADA?

Tive isso durante um ano aproximadamente, até um dia em que em uma consulta com uma nutricionista ela me disse que lactose, no leite, danone, queijo piorava e mto, então cortei tudo de lactose e substitui por leite de soja. Nunca mais tive, a lactose fermente e causa esse caseos.

estou aflita pois apareceu este caseos em minha garganta e realmente nao sei o que fazer preciso de ajuda !!!!! esta tirando o meu dem estar

estou aflita pois apareceu este caseos em minha garganta e realmente nao sei o que fazer preciso de ajuda !!!!! esta tirando o meu bem estar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Saúde + Hálito

Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito. Regularmente são publicadas informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções deste sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Blogs de colegas dentistas:

%d blogueiros gostam disto: