Saudálito

[Dúvidas] Qual a melhor saída para combater os cáseos: higienização ou cirurgia?

Posted on: março 23, 2009

Prosseguindo a série, aí vai mais uma dúvida dos leitores do Saudálito, relacionada ao tema dos cáseos:

Pergunta
Eu tenho cáseos, e isso me incomoda muito; fui ao otorrino e ele me disse que não existe remédio para isso, que eu tenho que gargarejar a cada vez que me alimentar, ou tirar as amígdalas. A primeira opção é difícil, pois na maioria das vezes não tenho condições de ficar gargarejando e também não quero tirar minhas amígdalas. O que você me sugere?

Resposta
Depedendo do caso, as alternativas normalmente mais indicadas são a cirúrgica e a higienização. O cáseo é formado pelo acúmulo de restos alimentares e a higienização é fundamental: não tem como deixar isso de lado. Beber pouco líquido é ruim. O ideal é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. Entretanto, qualquer dica a distância não é suficiente: para haver resultado é necessário um tratamento feito pessoalmente para lhe garantir sucesso.
Veja mais informações e orientações sobre o tema da pergunta no post Cada cáseo é um cáseo.

48 Respostas to "[Dúvidas] Qual a melhor saída para combater os cáseos: higienização ou cirurgia?"

Eu tenho caseo amigdalite de vez em quando, retiro 1 a cada 2 semanas + ou -, namoro faz 2 anos e minha namorada nuca reclamo, será que eu não tenho Mal-halito?
Qual o melhor enxaquante bucal para diminuir os caseo amigdalite?

obirgado

Como vc os tira???Eu não consigo nem vê-los…De vez enquando eu expilo algum naturalmente.Outro dia vi um em frente o espelho enfiei alguma coisa na garganta e tirei.Desde então to sempre em frente ao espelho procurando outras bolinhas mias não as vejo.Sinto q estão lá mas não vejo onde

Olá. Quando criança tive inflamações na garganta e minhas amigdalas ficaram salientes. Fiz muitos garagarejos com chá de romãs e era um santo remédio. Acabava com a inflamação e fechava aqueles buraquinhos onde se acumulam os cáseos.

Seca-se as cascas das romãs e depois põe água quente. Faz uma infusão. Depois é só gargarejar.

Tenho 10 anos também tenho cáseo o pediatra disse que não preiso operar ,mas o otorrino disse que é a única solução isso me encomoda muito oque eu faço

Eu tenho 25 anos e tenho cáseos, mas num aguento mais!
quando fui no otorrino disse q a unica forma disso acabar é cirurgia!
mas não quero faz…..mas é horrivel….as vezes passo até mal, !!!

Para de tomar leite. Eu fiz essa experiência e melhorou o aparecimento dessa praga, como também nunca mais tive dores de garganta que também eram muito frequentes.

Boa sorte

Eu tb tenho cáseos nas amigdalas, o odor é horrível, passo muito mal tb, mas eu os tiro, não sei se isso pode gerar algum problema.

e como vc tira?eu não consigo nem vê-los

Caro amigo por favor me ajude pq eu não tenho condições nenhuma de tratamento sou de familia humilde, me responda como eu faço para ficar livre dessas Cáseos Amigdalianos, no meu caso é o seguinte só sai as vezes em um só lado o outro lado nunca saiu e o lado q sai é bem pouco e é de vez enquando então o q é q eu devo fazer pelo amor de deus me de uma sugestão??

tenho isso há 3 anos eu sei como isso incomoda . a dica é
numa xícara coloque 2 dedos de água 1 dedo agua oxigenada volume 10 ok.

O que será que tá causando esses cáseos?
Porque tem mulhões e milhões de pessoas que não sofrem deste mal…
Além da falta de higine da boca (dentes, lígua e ect), será que não existe também um tipo de corrimento interno do nariz que se acumuula nas amigdalas e causa o mau hálito?

séra q a unica solução é retirar as amidulas.
mais na frente pode causa algo q posso me prejudicar na retirada delas pq canto no grupo de louvor da igreja.

Também acho que a secreção do nariz , se acumula na

garganta, sofro de rinite alérgica e noto que quando estou em

crise, sempre aparecem os caseos.

Olha, na minha opiniao é preciso higienização sempre. Mas em alguns casos a cirurgia é indicada. NO meu caso, apesar de todo acompanhamento que tive numa clinica especializada em halitose aqui na minha cidade, optei por fazer também a cirugia! NUnca mais tive caseos, mesmo quase 4 anos depois!!!

bom tambem tinha caseo..
muitas pessoas tem,, em algumas sao mais simples,,mais existem casos mais complicados em algumas pessoas..isso varia muito de pessoa para pessoa,, issu só ocorre por falta de egienie bucal,,
procurei um otorrino, e ele me aconselho a faze a operaçao e eu fiz.. é uma serugia simples, rapida,, onde se retira as amidalas
já fazem 9 anos que operei,, um nunca tive complicacoes,, e nem caseos mais,,
bom galera espero ter ajudado um pouco,,
e olhem num penssem caseos acaba sem tratamento nao,, porq issu pode ter complicaçoss muito graves..

e sem dizer no mal halito q causa,,
e geralmente nós nao sentimos,, nois só sentimos o cheiro dela depois q sai da boca.. imagina só,,,,, se essa bolinha quando sai da boca tem esse cheiro ,, imagina como q nao fica dentro da boca..
eu particularmente,, tinha vergonha de converssar com meus amigos…com medo da reaço deles,,
agora depois q operei vivo normalmente..
por isso aconselho a operaçao..

obs: já estao fabricano um exaguante bucal.. para controlar o caseo,, mais nao se sabe quando vai sai,,

galera,, abraçsss =p

olha, agradeço de mais, li vários comentários e perante t isso eu vou operar pois não aguento mais essa situação, escovo meus dentes 10 x por dia e mesmo assim eu tenho mau halito, é horrivel, acabo de escovar os dentes, a lingua, faço buchecho e 5 minutos depois to com cheiro dessa bolinha fétida maldita, definitivamente vou operar, não importa se dói, ou qto custa vou operar pois não tem nada mais desagradavel que mau halito é horrivel, perco até um pouco da personalidade por não expor as minhas idéias numa mesa de bar por exemplo pelo mau cheiro causado por esse tal de causeo, enfim, vou operar, melhora mesmo? agradeço os comentários, pois deram uma diretriz à solução do meu problema….

Eu tb agradeço as sugestões..
Decidi tb pela cirurgia…
O meu médico tinha me indicado um spray nasal para controlar o corrimento devido a rinite, mas não resolveu…
Boa sorte à todos!

isso eh uma praga, qdo vc menos espera vem a coisinha……quero fazer cirurgia, alguém tem algum medico que possa me recomendar em sampa que seja comprovadamente eficiente??? obrigado e ateh breve…..///

Olá,

Infelizmente a vida colocou esta pedra no meu caminho. Tenho este problema. Agora mesmo estou com um cáseo perto das amígdalas, dá pra ver no espelho! É chato, muito chato mesmo.

Um dia vi uma reportagem e a médica disse que isso ocorre devido a fatores como: Descamação da pele (na garganta), resíduos alimentares que ficam após as refeições e excesso de ingestão de alimentos rico em ferro (feijão por exemplo).

Detalhe: Sempre fiz e faço higiene bucal. Mas a danada da sem vergonha aparece. Porém como sempre procuro mim conhecer, tipo eu sigo a filosofia de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”, então observei que durante alguns meses fiquei sem este incômodo. Mas devido ao quê? Devido ao fato de regulamente ao em vez de tomar café escolhia suco de limão. Isso mesmo, apenas um copo de suco de limão a noite antes de dormir evitou de surgir os cáseos durante algum tempo. Mas funcionou comigo e como cada organismo é diferente não sei se terá o mesmo efeito em outras pessoas. Não é solução é apenas uma dica, porque como já disse, cada organismo é diferente.

E tem mais outra dica. Há alguns anos eu fui ao médico pra fazer um teste de alergia a remédios e alimentos. Descobrir que tenho alergia a leite (é pouco mas tenho) e a camarão (este já sabia antes mesmo do teste). Então notei que comigo os cáseos aparece devido ao fato de eu ingerir leite e seus derivados, tais como: Manteiga, queijo, requeijão cremoso, Yogurt e etc. Isto inclui também bolacha recheada, bolacha de coco (esse se eu comer no outro dia ja tá lá o miserável do cáseo) e também acho que o pão francês também contribui pra isso. Estou ainda em fase de teste com o pão francês. Mas se o resultado do teste der posiivo a alergia também ao pão francês daqui a pouco eu vou passar fome porque sou de família humilde e naõ posso ficar mim restrigindo a tais alimentos.

Até mesmo porque todos aqui em casa come no café pão francês, pão de milho e também pão de leite. Sem falar também nas bolachas (creme crack e bolacha de maria, esta última é a pior de todas, a bolacha de maria mim faz ter diarreia (risos: hehehe) ) que no meu teste deu positivo para o surgimento de cáseos.

Conclusão: É isso pessoal a minha dica é essa, TEM QUE SE CONHECER. Tem que saber o que se pode e não pode comer.

1 forte abraço e F.U.I

P.S.: Você pode se perguntar agora: Então com esse auto conhecimento como ele ainda ta com os miseráveis dos cáseos?

É que eu relaxei e não resistir a bolacha recheada de chocolate (esta leva leite também) e também tô em fase de teste com o pão francês e pelo andar da carruagem acho que tenho a alergia a este também e também ao seu trigo. Tô lascado! hehehe😀

Olá Leo!
Feliz 2010, espero que este ano tudo possa ser melhor para vc principalmente em relação aos cáseos.
Resolvi responder seu comentário, pois entre muitos parecem que ainda não se atentaram que o tratamento não é deixar de comer as coisas e sim resolver aquilo que na boca faz os alimento ficarem impregnados e assim virarem cáseos.
É o fluxo salivar que tem que ser tratado e 98% dos dentistas e médicos que vc for não saberá tratar infelizmente, somente 2% dos dentista, os que tratam halitose e alguns que estudam saliva sabem fazer este tipo de tratamento.
Já escrevi alguns posts sobre o assunto, mas a cirurgia ainda se faz a solução mais pedida. No entanto, muitos voltam a ter os cáseos e pq será? Não resolveram o x da questão não é?!
Resolva este item primeiro com um profissional e provavelmente não precisará deixar sua vida de lado. Se vc tem alergia a alguma alimento, pode ter certeza que eles não causam cáseos.
Abraços Paula Rollemberg

Olá Paula,

Também desejo um Feliz 2010 pra você e sua família! Muita paz, saúde e amor para todos hoje e sempre.

Depois que postei o meu comentário, naveguei pelo teu blog e num dos posts li o que você disse que o ideal é identificar o agente causador do problema e isso só com um especialista em halitose. Isso antes de decidir pela cirurgia. Foi muito útil para mim, ainda mais com este complemento no seu comentário.

Fiquei muito feliz com estas informações! Vou providenciar resolver este meu problema sim. Só tenho a lhe agradecer de coração por estes esclarecimentos.

Muito Obrigado! 😀

Um Forte Abraço e Fica com Deus.

olá,tambem sofro a quase seis anos de caseo,é muito
triste,as vezes tenho que provocar võmito pra me senti melhor
não os vejos,mas os sintos como se fosse um corpo estranho
na garganta.
consultei meu médico e resolvi opererar.

oi gente o que vcs acharam da minha decisão?

Parabéns pela iniciativa!Estamos em julho.Conta aí,afinal ler tudo isso realmente nos encoraja.Tenho notado aumento das ocorrencias e vou procurar novamente otorrino.Se você teve coragem eu também posso!Aguardo sua positivação em mais esse “cáuseo”,mas fala tudinho sem dó.Beijos.

de vez enquando saem uns caseos da minha garganta,é normal?

Olá dra. Paula, tudo bem?
Tenho uma pergunta pra senhora.
Eu nao tenho amídalas já a 10 anos.
Mas tenho com frequencia esses malditos cáseos.
A cirurgia que a sra. fala ser necessaria no meu caso é essa cirurgia da Cripta da garganta? Ela é feita pelo SUS?
O procedimento cirurgico é complicado?
E ao contrario da retirada das amídalas, ele é 100% garantido contra os cáseos?

Ol Orlando! Tudo bem? No existe cirurgia para as criptas. O tratamento disponvel a laser, mas poucas pessoas fazem. Na Unicamp tem. Quanto ao SUS no sei informar com preciso os servios que so oferecidos neste sentido. O ideal tratar o fluxo salivar, ele associado a outros fatores de hbitos podem provocar o surgimento dos cseos. Boa sorte, abraos Paula

Obrigado pelas respostas Dra. Paula.
Só mais uma duvida,
Por que poucas pessoas fazem a Criptolise, quanto tempo demora a aplicação do laser?
É dolorido? É necessario mais de uma sessão?
Esse procedimento pode alterar alguma outra função na garganta? Ou somente serve mesmo para desobstruir a cripta da boca?
grato mais uma vez.
Abraços, Orlando.

Eu sempre aperto minhas amigdalas para sairem essas malditas…

o problema é que uma vez chegou a sangrar..
e aparentemente elas parecem estar sempre inchadas!!
Será que faz algum mal ficar cutucando elas?

Olá Thielle, meu caso é igual ao seu, sempre cutuco essas malditas, aparecem estar inchadas e chegam a sangrar também. Esstarei indo ao médico nesta semana, vamos ver qual o tratamento que estarei fazendo.

OLHA JÁ TENHO ISSO A ANOS E SEMPRE CONSEGUIA TIRAR ELES C UM POKO D ESFORÇO ,SÓ QUE A AGORA EU SINTO ESTE HORRIVEL HALITO MAIS NAO CONSIGO TIRAR MAIS ESSAS BOLINHAS FEDIDAS NAO AGUENTO MAIS ESSA VIDA …POIS ELES ME EXCLUEM D SOCIEDADE DOS MEUS AMIGOS E IMAGINA NO TRABALHO !!!NAMORAR INTAO MEIN PENSAR O JEITO É FIKAR EM CASA NEIM SAIR MAIS .AI A GENTHI FIKA DEPRIMIDO C ESSE POBLEMA …NOOOSAAA NAO AGUENTO MAIS ESSA VIDA E GOSTARIA D UMA AJUDA D VCS PELO AMOR DEUS ME AJUDEM…

Thiago ! ninguém morre disso e é mais comum do que vc pensa … aquela menina linda que vc nem pensa em chegar perto deve ter também !! :))
faz o que eu escrevi aí em cima prá Thielle … pára de bobeira e seja feliz :)))

Eu extraì amìgdalas porcausa de mau hàlito jà hà a 5 dias mas o mau hàlito ñ passa. Serà que vai passar?

Tiago,

Tenho esse problema desde criança, hoje tenho 27 anos, meu Marido nunca reclamou de mal hálito em mim. Porém eu tomo todos os cuidados necessário, inclusive na hora de dormir. No inverno sinto um incômodo maior, pareçe que as amidalas ficam inchada e doém… acontece isso com vcs tb?

A cirurgia de retirada das Amigdalas resolve ou não o problema???

Tenho este problema há +/- 16 anos, sofro muito porque mesmo fazendo uma boa higiene, as pessoas me excluem, sinto este odor noooossssaaaaa, é horrível, agora mesmo estou expelindo aos montes chego até a ter ânsia de vômito durante todo o dia, preciso muito de ajuda.

é complicado msm, minha ex namorada vinha reclamando de mau halito em mim mas na sabia do que se tratava, mas com um tempo comecei a perceber que essas bolinhas nojentas, fedorentas, que eu tanto odeio começaram a aparecer, as vezes saiam umas gigantes ficava muito puto, e constantemente eu estou procurando saber mais sobre elas, hoje msm eu estava espremento minha amigdala pra tirar…tirei umas 5 bem minusculas, mas com certeza tem mais la dentro, em fim, vou fazer ciruria nesssa terça 31 de agosto e espero acabar de vez com essas pragas, e voltar a ter um halito melhor, poder conversar com as pessoas mais a vontadee poder finalmente ter uma namorada de novo né?
hehehehehe

começou a aparecer essas malditas bolinhas ano passado, em novembro. levei um susto um dia qdo espirrei e saiu uma bolinha….achei q era algum verme… agora em agosto deu de aparecer denovo..sao sempre duas bolinhas q ficam encomodando o lado direito da minha garganta….eu ate consigo vê-las, mas nao consigo de jeito nenhum tirá-las…é so eu encostar na lingua q me dá ansia de vomito… tentei tirar com palito de dente, com a escova, com cotonete, com canudinho, mas nao tem jeito…. me da ansia na hora!!!! eu nao consigo imaginar como vcs conseguem tirar isso com facilidade… realmente é desagradavel essas bolinhas no canto da boca…nao tenho problema de mau halito… alguem tem alguma dica de como tirá-las sem causar ANSIA de vomito??? fazer gargarejo pra mim nao resolve… elas nao saem…tenho q tussir milhoes de vezes ou espirrar trocentas vezes pra ela sair!!
espero q alguem tenha alguma dica para remove-las sem causar essa maudita ansia de vomito!!

rsrs nossa tente usar uma colherzinha de sobremesa, tirei a minha com isso, qto a ancia é complicado, só nao vai sentir crei eu, qdo for ao dentista e no procedimento ser anestesiada… rsss ai vc aproveita para tira-lás..

Abraço

eu tiro c cotonete,eu consigo tirar facil.bjos

Ana, eu tiro as minhas com uma seringa grande sem agulha é claro. Enche-a de água filtrada e espirra em direção das danadas. Também dá ansia de vômito mas foi a melhor maneira que encontrei.

nossa gente to boba de ver quanta gente sofre com isso , eu tb tenho ha algum tempo , e eu acordo todo dia de manha a primeira coisa que faço é ir no banheiro retira-las , tenho ate uma espatula separada so para remove -las , e eu não tenho mais vomito não , acostumei , mas gasto mó dinheiro com higiene bucal e pergunto pra minha mae se to com mau halito , pq a melhor pessoa pra responder é a minha mãe , tem gente que tem vergonha de falar . Pra tirar eu faço o seguinte : respiro bem fundo , abro bem a boca e enfio um palito no buraquinho puxando a praga pra fora , quando ela sai eu pego espatula pequena e removo da minha boca , depois eu escovo bem a lingua pq se ela encostar ali ja era , eu tb faço gargarejo com agua oxigenda misturada na agua , e evito tomar cafe , pq pude perceber que em mim ela aumentou a frequencia qnd passei a tomar muito cafe , qnto ao leite eu não posso afirmar, pq isso apareceu em mim de uns 4 anos pra ca e eu tomo leite desde zero anos e nunca vou parar de beber , mas éh desagradavel mesmo , teve um dia que eu parei em frente o espelho e fikei quase o dia todo tirando , notei que minha amidalas fikou ate murcha , mas ando preocupada com o aumento delas , e essa semana vou procurar um medico outra vez , não quero isso na minha boca mais não , apesar de toda limpeza eu sou meia insegura pra beijar alguem , tenho medo das pessoas falarem que não sou limpa , que tenho bafo de onça kkk .
Ah essa semana tb vou comprar anapion , ele é forte pra caramba , arde tudo , mas me da um alivio incrivel , so não cura mas ajuda muito tira ate o inchaço da amidala , eu paro as vezes pq é muito forte mas vcs podem fazer um teste pq o trem ajuda em muito … abraços e vamos buscar a cura pra essa praga em nome de JESUS

aiai….essa bolinha é f… mesmo, meus dentes são branquinhos, pois escovo sempre umas 10x ao dia, e msm assim tinha essas bolinhas, pesquisei assim “bolinhas fedidad que saem da garganta” incrivel qtas pessoas sofrem disso, impressionante, me deu até um certo alívio saber que não era só eu, mas temos que partir pra solução, tbm não consigo tirar, pela ansia que tenho, cheguei várias vezes a ficar com dor de garganta e vomitar sangue pelo desespero de ficar com hálito puro, já fiquei mais de uma hora escovando os dentes e a lingua assistindo televisão, terminava e tava com esse maldito cheiro…….simplesmente horrivel, perdi varias garotas que me paqueravam e qdo abria a boca era brochante, mto horrivel, desesperador, aquele cheiro fétido, ainda tenho essa m…… to desesperado pra resolver isso, vou operar, alguem poderia postar um especialista pra eu procurar, agradeço de coração pois nem meu pior inimigo merece essa humilhação…..

estou impressionado com a qtd de pessoas que sofrem com essa desgraça dessas bolinhas satanicas,,,, chamadas de cáseos… vou procurar um especialista. otorrino bom, pq um que procurei nao ajudou-me em nada

Vim deixar meu depoimento também. Meu caso parece um pouco diferente, eu percebi os caseos há 10 anos atrás, quando eu estava no começo da faculdade, mesmo eu nunca ter tido amidalite. Fui ao gastro achando que era algo a ver com refluxo, ele diagnosticou o que era e sugeriu que eu fosse ao otorrino tirar as amidalas. Eu adorei a ideia, fui correndo ao otorrino e ele me deu um banho de água fria dizendo que tirar amídalas era muito sério, ainda mais pra quem não tinha inflamações. Eu fiquei com raiva e comecei a pedir aos amigos indicações de médicos que tirassem as amidalas. Mas meus amigos que já tinham tirado as amídalas me desencorajaram falando da dor da cirurgia e dizendo que depois de retirar as amidalas, qualquer dor de garganta se transformava numa faringite. Fui deixando para lá e os caseos sumiram. SUMIRAM.
Faz exatos 10 anos que essas porcarias não apareciam, até que no verão desse ano eles voltaram. Comecei com uma dorzinha nas amidalas e agora esses caseos saem quase que todos os dias. Fico pensando o que eu fiz há 10 anos atrás para eles pararem, mas nada vem à cabeça. É muito ruim e meu marido já percebeu o hálito estranho. Como é algo novo, ele tem sido compreensivo e tem me forçado a tomar bastante agua.Gostaria de sugestões naturais, chás, gargarejos com medicamentos, quero fazer tentativas… Força para vocês!

Meu pai tem um bafo que dá para sentir a uns 10 metros, já falei para ele e ele foi em dois otorrinos e estes não diagnosticaram nada, uns incompetentes.
O problema existe há uns 4 anos e Já discuti com ele, e hoje ele pensa que sou eu que invento isso.
É um pouco triste pois evito ficar perto dele, paciência.
Agora tenho uma dúvida isso pode virar alguma doença mais séria?
A namorada dele pode ter fadiga olfativa também? Porque ele já perguntou para ela e ele disse que não sente nada.

tenho casseos faz muito tempo. é muito triste pois nao tenho coragem de falar perto das pessoas, pois quando falo todo mundo tampa o nariz ! realmente nao tiro a razao deles pois sei que o cheiro é horrivel, tenho minha namorada e me da vergonha de beija-la com esse bafo de bode que eu tenho, so vivo com uma
HASS na boca pra ve se ameniza a situaçao mais parece que nao tem jeito ,o cheiro dessa merda é muito forte e prevalece sempre. estou , muito angutiado nao sei o que fazer. ABRAÇOS A TODOS

Gente eu to arrasadaaa, com esses caseos do infernooo! rsrs
Tinha acabado de fazer amor c meu namorado e ele se virou e me disse que eu tava c um halito mt forte, ai lembrei disso, a uns dois dias saiu uma bolinha cheirosa dessa… NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO JEITO P ISSO…

nem listerine ajuda?

abçs galeraa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Saúde + Hálito

Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito. Regularmente são publicadas informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções deste sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Blogs de colegas dentistas:

%d blogueiros gostam disto: