Saudálito

Halitose e ortodontia

Posted on: novembro 27, 2009

Fonte da imagem: Flickr (-monica)

Encontrar halitose nos consultórios de colegas ortodontistas é muito mais comum do que se imagina. E por quê? A maior culpada é a escovação deficiente ou falta de escovação mesmo.

Pelos pacientes que passam por mim, vejo uma grande dificuldade na escovação, porque aquele aparato na boca realmente exige uma maior disciplina do seu usuário. Porém, a preguiça e displicência de muitos impera nesse quesito.

E o que acabo encontrando são: gengivas terrivelmente inflamadas e sempre sangrando, muito tártaro , cárie, saburra na língua e o nosso famoso mau hálito.

E não é necessário ir ao consultório para ser detectado isso. Um dentista menos experiente já é capaz de identificar há quilômetros de distância na multidão o personagem que apresenta mau hálito por estar usando um aparelhinho sem muita higiene.

Sem falar que hoje o aparelho ortodôntico virou peça de enfeite. As pessoas estão colocando-o simplesmente porque acham bonitinho e não fazem a manutenção adequada, achando que ali está feito seu tratamento – e que ali seu status mudou. Não sei quem foi que passou esta idéia torta por aí, mas se soubessem, tiraria, imediatamente aquela parafernália sem função da boca ou trataria de fazer seu tratamento certinho o quanto antes. Afinal, se alguém ficar com aquilo na boca sem função, na hora em que for tirar esse alguém pode perder os dentes por cárie, periodontite e outras cositas más. Fora o cheirinho que faz os outros suportarem por aí.

Leve a sério seu sorriso e sua saúde bucal pessoal!

7 Respostas to "Halitose e ortodontia"

Muito legal seu post Paula! É exatamente isto que acontece! Façamos nossa parte!Conscientizar o paciente!😀

Olá, sempre acompanho seu blog e todos dedicados a odontologia. Visite meu novo blog: http://www.estudantesdeodonto.blogspot.com/ e deixe sua opinião! Obrigada.

Minha dúvida é sobre os cáseos…
Você já ouviu falar da aplicação de laser de co2 para acabar com os cáseos nas amígdalas?
Acho que a Unicamp estava/está mexendo com isso…

Onde posso encontrar dentistas que trabalhem com este método?

Grato

Eu acho que é isso http://www.youtube.com/watch?v=AcC_8wdL-FE

O método preserva as amígdalas, ou seja, não as extraindo.
Eu acho que é bastante considerável. O que acha?

grato

Paula querida, feliz natal para ti e que 2010 seja um ano maravilhoso!
😉

FELIZ NATAL E ÓTIMO 2010!!

É exatamente o que esta acontecendo comigo, eu uso aparelho odontologico mais minhas gengivas estão inflamadas e sempre sangrando, gostaria de saber como posso evitar? Obrigada.

Deixe uma resposta

Saúde + Hálito

Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito. Regularmente são publicadas informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções deste sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Blogs de colegas dentistas:

