Saudálito

Síndrome de Sjögren e mau hálito

Posted on: julho 26, 2010

A síndrome de Sjögren é uma doença inflamatória do tipo auto-imune, com redução progressiva da secreção das glândulas salivares e lacrimais.

Além de causar muito desconforto pelo ressecamento bucal e ocular,  essa redução progressiva das secreções poder causar a halitose.

Como ja foi falado em post anterior, baixo fluxo salivar acarreta o surgimento do mau hálito, dentre outras consequências ruins.

A importância do diagnóstico precoce desta síndrome é propiciar o tratamento adequado para ela, minimizando e controlando a diminuição da função das glândulas salivares e, com isso, evitar um eventual efeito irreversível.

Um especialista em halitose pode, junto com o tratamento médico (em geral, conduzido por um reumatologista) indicado para esta patologia, fazer o controle da xerostomia, permitindo através de vários artifícios impedir a diminuição progressiva desta função e, com isso, proporcionar um conforto ao portador dela.

Há casos em que o único consolo é a saliva artificial, pois a secreção salivar já não é suficiente para a proteção e lubrificação da cavidade oral.

Por isso, somente a prevenção e a procura de profissionais corretos para cada patologia podem promover uma condição saudável ao paciente que tem a sindrome de Sjögren.


Fonte da imagem: blog Síndrome de Sjögren

P.S.: para ver mais informações sobre a doença, visite o blog potuguês Síndrome de Sjögren.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Saúde + Hálito

Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito. Regularmente são publicadas informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções deste sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Blogs de colegas dentistas:

%d blogueiros gostam disto: