Saudálito

Cobrar consulta? Sim, Senhor.

Posted on: abril 10, 2011

Abri um adendo no Saudálito, já que o mesmo só fala de assuntos relacionados à halitose, para abordar este assunto importantíssimo para nós dentistas, que é o cobrar ou não consulta.

Desde a época do meu último ano de faculdade, quando descobri que a moda opressiva era não cobrar consulta, fiquei imensamente indignada. A palavra “orçamento” que logo conheci, ecoava com um insulto à minha caminhada árdua pra ser uma dentista.

E mesmo relutando, alguns lugares que trabalhei no início de profissão tinham este esquema, o que descia goela abaixo à seco. E eu nunca me conformei com isso.

Mais difícil, entretanto, foi entender que isso partiu des colegas de profissão que, para encherem seus consultórios e clínicas, iniciaram a prática e hoje quem cobra consulta parece um E.T. na multidão.

Hoje meu paciente principal em odontologia é o de halitose e eu cobro consulta sim. É neste momento que avalio o paciente, faço os exames iniciais, converso com ele sobre tudo que sente e o trouxe até mim e identifico a necessidade de fazer ou não, o respectivo tratamento de halitose.

A cobrança é legítima, pois não há profissional capacitado em sua área que não tenha gastado horrores para hoje ser bom no que faz ou no mínimo ter um diferencial entre tantos.

Não há médico que receba o paciente em sua sala para fazer consulta e avaliação, que antes não tenha efetuado o pagamento de sua consulta. E é assim deve ser também conosco, dentistas!

Por isso, nós, dentistas, temos de valorizar o momento mais importante que temos com o paciente, que é o momento da consulta. É onde se dá o início de um tratamento coerente, correto e bem planejado. Não cobrar por isso, é no mínimo sucatear seu diagnóstico, deixando o paciente sem suporte odontológico personalizado e ideal para sua necessidade.

Blogs que também COBRAM consulta:

9 Respostas to "Cobrar consulta? Sim, Senhor."

[…] https://saudalito.wordpress.com/2011/04/10/cobrar-consulta-sim-senhor/ Esta entrada foi publicada em Opiniao e marcada com a tag consulta grátis. Adicione o link permanenteaos seus favoritos. ← Odontopediatria no Japão […]

[…] Opinião da @prollemberg , do Blog Saudálito:  https://saudalito.wordpress.com/2011/04/10/cobrar-consulta-sim-senhor/ […]

Pois é sabe que isso me deixa um pouco confusa, ao mesmo tempo que sei que o certo é cobrar ja que nsso tempo, nosso conheciemnto, enfim, são testados desde este primeiro contato, ao mesmo tempo tenho um pouco de receio de perder pacientes por isso! Mas reacendeu em mim esta inquietude e a partir deste seu post vou pensar noassunto. Vc esta certa sim. E sua experiencia quanto aos pacientes acha que perdeu com isso, ou não mudou a procura? Se puser me enviar uma resposta, ficarei grata.
Abraço! Carla

Ótimo post … vou rever meus conceitos e começar a cobrar. Ou não.😛

[…] Saudálito : Cobrar consulta? Sim senhor […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Saúde + Hálito

Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito. Regularmente são publicadas informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções deste sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Blogs de colegas dentistas:

%d blogueiros gostam disto: